afirmar

Significado de Afirmar

verbo transitivo direto e pronominal Fazer com que fique consolidado, firme ou fixo; estabelecer-se: afirmava as cláusulas do contrato; afirmou-se definitivamente na carreira de professor.
verbo transitivo direto, bitransitivo e intransitivo Expressar ou dizer alguma coisa confirmando o seu teor de verdade; sustentar: afirmou que não faria plásticas; afirmou-me que seria mais responsável; as consequências de um discurso é de responsabilidade da pessoa que o afirma.
verbo transitivo direto Garantir a veracidade de alguma coisa; comprovar a existência de; certificar: o atestado afirma que a obra é verdadeira.
verbo pronominal Demonstrar falta de dependência; mostrar-se respeitável ou relevante: tentava não ter medo para se afirmar.
Tornar-se proeminente ou respeitado em determinada profissão, trabalho, tarefa, atividade etc.; autoafirmar-se: passou a vida tentando se afirmar como um ator talentoso.
Fazer a certificação de alguma coisa através do uso da vista; olhar de maneira fixa; fitar: precisava se afirmar na pintura para entendê-la melhor.
Etimologia (origem da palavra afirmar). Do latim affirmare.

Sinônimos de Afirmar

Afirmar é sinônimo de: autoafirmar, estabelecer, manter, penhorar, prometer, afiançar, caucionar, abonar, declarar, sustentar, certificar, assegurar, asseverar, jurar

Antônimos de Afirmar

Afirmar é o contrário de: duvidar, desacreditar

Definição de Afirmar

Classe gramatical: verbo intransitivo, verbo pronominal, verbo transitivo direto e verbo transitivo direto e indireto
Tipo do verbo afirmar: regular
Separação silábica: a-fir-mar

Frases com o verbo afirmar

Fonte: Pensador
Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.
- Benjamin Franklin
O homem é a criatura que, para afirmar o seu ser e a sua diferença, nega.
- Albert Camus

Exemplos com o verbete afirmar

No Brasil, o BC ( Banco Central), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e as entidades representativas do mercado de capitais são unânimes em afirmar que uma fraude como a praticada pelo financista americano Bernard Madoff jamais ocorreria no país. Folha de S.Paulo, 29/06/2009
No documento, o ministro chegou a afirmar que não existia "problema político ou programático na relação dele com o presidente e com o governo". Folha de S.Paulo, 29/06/2009
Sobre a possível escalação de Hernanes como titular, com Jean ficando na reserva, Ricardo Gomes voltou a afirmar que não tomou nenhuma decisão e que está apenas iniciando o seu trabalho. Folha de S.Paulo, 26/06/2009
afirmar

Outras informações sobre o verbete

Possui 7 letras
Possui as vogais: a i
Possui as consoantes: f m r
O verbo escrito ao contrário: ramrifa

Conjugação do verbo afirmar

Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: afirmar
Gerúndio: afirmando
Particípio Passado: afirmado

Indicativo

Subjuntivo

Imperativo

Infinitivo

Rimas com afirmar


Anagramas de afirmar

  • arrafim
  • mirafra