Use nossas ferramentas de Inteligência Artificial IA:

A cólera ou o cólera

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Muita polêmica existe em torno do gênero da palavra cólera. É uma palavra com diversos significados, podendo ser um substantivo feminino ou um substantivo de dois gêneros. Enquanto substantivo feminino, se refere a um sentimento de ira, fúria, irritação, ímpeto e agitação, bem como à ferocidade dos animais. Enquanto substantivo de dois gêneros, se refere a uma doença infecciosa, caracterizada por diarreia, cãibras e prostração. 

A palavra cólera tem sua origem na palavra grega kholéra. Enquanto substantivo feminino, é sinônima de ira, raiva, irritação, exasperação, descontrole, ímpeto, furor, impetuosidade, ferocidade, fereza, braveza, entre outros.

Exemplos:

  • Você tem que aprender a controlar sua cólera.
  • Meu pai facilmente se deixa dominar pela cólera.
  • Os homens sofrerão a cólera divina e pagarão por seus pecados.

Enquanto substantivo de dois gêneros, cólera é sinônimo de cólera-morbo, cólera-asiática e mordexim. Substantivos de dois gêneros apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o cólera/a cólera). Embora estes dois gêneros para a palavra doença cólera se encontrem dicionarizados, a maioria dos falantes privilegia o uso da palavra no feminino.

Exemplos:

  • A cólera é uma doença contagiosa causada pelo Vibrio cholerae.
  • O cólera é uma doença contagiosa causada pelo Vibrio cholerae.
  • A cólera pode ser evitada através de medidas de higiene alimentar.
  • O cólera pode ser evitado através de medidas de higiene alimentar.
Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também