Lágrimas de crocodilo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A expressão "lágrimas de crocodilo" ou "chorar lágrimas de crocodilo" é usada para indicar um choro fingido e hipócrita, com lágrimas falsas e um simulado sentimento de tristeza.

  • Suas lágrimas são sinceras ou são lágrimas de crocodilo?
  • Suas lágrimas de crocodilo não me afetam…
  • Aquela ali vive chorando lágrimas de crocodilo.

Qual é a origem dessa expressão?

A origem dessa expressão é comumente atribuída ao fato dos crocodilos chorarem ao devorarem suas presas. Afirma-se que, não estando minimamente relacionadas com tristeza ou arrependimento, as lágrimas caem por haver um aperto involuntário das glândulas lacrimais do animal durante a mastigação.

Essa explicação não é, contudo, unânime. Alguns biólogos já afirmaram que tal não é verdade, mas que efetivamente os crocodilos costumam ter os olhos bastante úmidos.

Existem também registros de lendas do Antigo Egito que contam que os crocodilos do rio Nilo choravam para atrair suas vítimas. Usavam esse choro falso apenas para atrair pessoas que se compadeciam com a tristeza do animal e acabavam devoradas.

Essa expressão é usada universalmente, não sendo exclusiva da língua portuguesa. Em inglês, por exemplos, diz-se shed crocodile tears ou cry crocodile tears.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Também podem interessar

Animal com C
Animal com C
Animais de A a Z
Animais de A a Z
12 palavras que se escrevem com x mas que todo mundo escreve com ch
12 palavras que se escrevem com x mas que todo mundo escreve com ch
Animal com G
Animal com G
Sons de animais
Sons de animais
Ditado de palavras
Ditado de palavras

Dúvidas da Língua Portuguesa

Veja também