vislumbra

Significado de Vislumbra

Vislumbra: aparece; desponta; entrevê; surge.
Vislumbrar: v.t.d. e v.i. Propagar uma luz fraca em: o isqueiro vislumbrava mal o cômodo; antigamente as velas vislumbravam as casas.
v.i. P.ext. Despontar; surgir aos poucos; começar a aparecer: o anoitecer vislumbrava; o amor já vislumbrava.
v.t.d. Entrever; enxergar parcialmente; não conseguir distinguir com clareza aquilo que se vê: a luz da lua vislumbrava o caminho.
Figurado. Entender com clareza, após uma análise exaustiva: depois de muita análise, vislumbram a solução daquela equação.
(Etm. do espanhol: vislumbrar).

Sinônimos de Vislumbra

Vislumbra é sinônimo de: aparece, desponta, entrevê e surge

Definição de Vislumbra

Classe gramatical: Verbo intransitivo
Flexão do verbo vislumbrar na: 2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo; 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo.
Separação das sílabas: vis-lum-brar.

Exemplos com a palavra vislumbra

Ela diz que ainda não vislumbra quem deve ficar com o prêmio de R$ 1,5 milhão. Folha de São Paulo, 05/03/2014
A narrativa parece se dividir entre contar o romance e discutir as pelejas farroupilhas. Não encara nenhum dos dois rumos. Pouco se vislumbra do contexto da revolta contra o poder central, e falta autenticidade ao namoro que brota na tela. Folha de São Paulo, 06/12/2013
Por esse motivo, Alves recomenda a venda dos papéis da Petrobras, e diz que as ações ordinárias da estatal tendem a sofrer mais, "pois não se vislumbra o retorno do pagamento de dividendos (parte do lucro distribuída aos acionistas) para esta classe de ativos". Folha de São Paulo, 02/12/2013

Outras informações sobre o verbete

Possui 9 letras
Possui as vogais: i u a
Possui as consoantes: v s l m b r
O verbo escrito ao contrário: arbmulsiv