vertigem

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Vertigem

substantivo feminino Sensação de oscilação, de instabilidade corporal, caracterizada pela perda de equilíbrio; tonteira.Sensação que dá a ideia de que o corpo está girando ao redor de si próprio ou em relação ao que o rodeia.[Por Extensão] Sensação de fraqueza ou perda momentânea das forças físicas; desmaio.[Figurado] Descontrole emocional; ausência de razão; desvario.Etimologia (origem da palavra vertigem). A palavra vertigem deriva do latim "vertigo,inis", com o sentido de movimento de rotação, em torno de si próprio.

Sinônimos de Vertigem

Vertigem é sinônimo de: atordoamento, aturdimento, tontura, desmaio, tonteira

Definição de Vertigem

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: ver-ti-gem
Plural: vertigens

Frases com a palavra vertigem

Fonte: Pensador
Tenta viver em contínua vertigem apaixonada; só os apaixonados levam a cabo obras verdadeiramente duradouras e fecundas.
- Miguel Unamuno
Não há uma fatalidade exterior. Mas existe uma fatalidade interior: há sempre um minuto em que nos descobrimos vulneráveis; então, os erros atraem-nos como uma vertigem.
- Antoine de Saint-Exupéry

Exemplos com a palavra vertigem

Dois novos métodos estão sendo usados no tratamento da vertigem ("labirintite"), causada por distúrbios do sistema vestibular, responsável pela orientação espacial e pelo equilíbrio corporal. Folha de S.Paulo, 11/08/2009
Ao menos 70% dos idosos brasileiros sofrem desse tipo de vertigem, segundo a SBO (Sociedade Brasileira de Otologia). Folha de S.Paulo, 11/08/2009
Mantenha a calma Ignore a vertigem súbita e a desorientação. Folha de S.Paulo, 26/06/2011
vertigem

Outras informações sobre a palavra

Possui 8 letras
Possui as vogais: e i
Possui as consoantes: g m r t v
A palavra escrita ao contrário: megitrev

Rimas com vertigem


Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.