Você é uma águia, raposa ou crocodilo? 12 nomes de animais que usamos para descrever pessoas

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Professora de Português
Publicado em

Usar nomes de animais para descrever pessoas é um hábito muito antigo. É tão comum que aparece nas falas cotidianas, em histórias, provérbios e até em estudos. Essas associações, em grande parte, são baseadas na observação popular.

Na verdade, o mesmo animal pode simbolizar diferentes características humanas dependendo do contexto. Descubra as associações mais frequentes, apresentadas nos dicionários, e outras curiosidades.

Águia

Águia em corpo humano

Famosa por seus voos em altitudes elevadas, a águia é uma ave de rapina de grande porte. Além disso, é excelente predadora.

Simbolicamente, indica uma pessoa notável, que tem capacidade de compreensão diferenciada (perspicaz). Também pode indicar um governante ou uma liderança.

Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas. (A Águia e a Galinha, Leonardo Boff)

Raposa

Raposa em corpo humano

A raposa é um animal mamífero de pequeno a médio porte, conhecido pelo seu comportamento oportunista na natureza. Por isso, costuma ser relacionada a pessoas astutas, que utilizam sua esperteza para alcançar seus objetivos.

Podemos notar a raposa personificada em várias fábulas.

Quando um corvo encontrou um pedaço de carne, resolveu pousar numa árvore para se alimentar. Uma raposa que estava passando, viu a comida e resolveu apoderar-se dela. Começou a elogiar o seu porte e sua beleza, dizendo que o corvo só precisaria ter uma voz imponente para ser o rei dos pássaros.

Vaidoso, o corvo abriu a boca para mostrar o seu canto e deixou a carne cair no chão. Logo em seguida, a raposa devorou o alimento e disse: "Corvo, você tem tudo, só falta inteligência".

(A Raposa e o Corvo)

Formiga

Formiga em corpo humano

A formiga é um inseto que vive em sociedade com divisão de trabalho. Pessoas descritas como formigas são trabalhadoras, diligentes e econômicas.

Além disso, existe o verbo formigar: ele tem outros sentidos além da sensação de formigamento. Por metáfora, pode indicar:

  • a ação de trabalhar ativamente, com zelo: o escritor formigava diante do computador, ansioso para concluir seu próximo romance.
  • a ação de poupar, juntar: desde jovem, ela formigava cada centavo que ganhava, pensando no futuro.

Cigarra

Cigarra em corpo humano

Por sua vez, a cigarra é um inseto conhecido pela sua cantoria nas estações quentes do ano. Na fábula A Cigarra e a Formiga, a cigarra passa o verão cantando, sem trabalhar, enquanto a formiga junta seus grãos para ter o que comer no inverno.

Dessa forma, costuma-se vincular a cigarra a indivíduos com pouca visão de futuro, que não se previnem nem economizam.

Dona Cigarra, por exemplo, alheia

A tudo, vive como pode, à toa...

Canta os dias a fio...

Tem a garganta quase sempre cheia

E quase sempre o estômago vazio...


(A Cigarra e a Formiga, Olegário Mariano)

Gato

Gata em corpo humano

Sendo um felino doméstico, o gato é associado a pessoas ligeiras e espertas. Informalmente, o termo "gato" também descreve pessoas atraentes. Mas, em alguns contextos, pode fazer referência a um ladrão, pelo fato de o felino ser ágil e silencioso.

Um príncipe adotado e uma princesa guardiã de uma adaga (punhal) especial. Ele é guerreiro, destemido e ágil como um gato. [...] Ele toma a cidade dela e é claro que se vão apaixonar.


(Príncipe da Pérsia em aventura alucinante. Disponível em: https://www.cmjornal.pt/cultura.)

Burro

Burro em corpo humano

O burro é um animal doméstico de montaria e trabalho, conhecido por sua resistência. A palavra "burro" costuma ser empregada de forma depreciativa ou ofensiva para descrever pessoas tolas, sem bom senso, bem como aquelas teimosas e obstinadas.

Teimoso como um burro. É sempre a mesma coisa, não tem emenda. Já sei como é, não tenha eu lá um exemplo em casa.


(Agora conto eu, Inês Maomé)

Leão

Leão em corpo humano

Sendo um mamífero carnívoro de grande porte, o leão é um animal imponente. Costuma ser associado a pessoas fortes, resistentes e corajosas.

Como o leão nutrido nas montanhas caminha, desafiando chuvas e ventos, confiado na sua força [...] assim Ulisses era obrigado a ir. (Odisseia, Homero)

Lobo

Lobo em corpo humano

Os lobos são predadores habilidosos, muito eficientes em suas caçadas. Eles têm a capacidade de caçar tanto em grupo quanto individualmente, além de se apropriarem de presas de outros predadores.

São frequentemente vinculados a homens perversos, como na expressão “lobo em pele de cordeiro”. Em alguns contextos, o termo "lobo" pode ser relacionado a pessoas que tendem a evitar interações sociais.

  • Ele é um lobo voraz que não hesitará em prejudicar quem cruzar seu caminho.
  • Sempre gostei de trilhar meu caminho sozinho, como um lobo solitário.

Toupeira

Toupeira em corpo humano

As toupeiras são animais adaptados à vida debaixo da terra, onde escavam túneis. Elas têm olhos muito pequenos e são praticamente cegas.

Por causa dessas características, a palavra "toupeira" costuma ser usada para descrever pessoas de olhos muito pequenos. Mas também há o emprego de forma depreciativa ou ofensiva para descrever uma pessoa ignorante, de pouca inteligência.

Outro dia, precisei transportar um aparelho de TV que também não era dos grandes, e uma caixa de isopor também média. Evidente que sou uma toupeira, nem mesmo com a eficiente e bem remunerada ajuda do porteiro do prédio consegui fechar a mala, tive de retirar o estepe para caberem os dois volumes.


(Carlos Heitor Cony)

Crocodilo

Crocodilo em corpo humano

O crocodilo é um grande réptil predador, ágil na água e com movimentos lentos em terra. Por isso, a palavra “crocodilo” descreve pessoas hipócritas e falsos amigos. Já a expressão “lágrimas de crocodilo” indica um choro fingido, por causa da tendência de o animal liberar lágrimas enquanto devora suas presas.

No registro informal da língua existe, ainda, o verbo crocodilar. É usado para indicar a ação de agir com falsidade, enganar ou delatar (revelar um delito).

  • Não confie no rapaz; ele tem o hábito de crocodilar seus colegas quando sente que isso pode beneficiá-lo.
  • Ele sempre chora lágrimas de crocodilo quando é pego fazendo algo errado, mas nunca demonstra verdadeiro arrependimento.

Macaco

Macaco em corpo humano

O macaco vive em grupos e pode imitar o comportamento de outros membros. Assim, o termo "macaco" é usado de forma depreciativa para descrever pessoas sem personalidade, que imitam os outros com frequência.

Veja um exemplo com o macaco personificado nesse contexto.

Do alto da árvore onde tinha subido, um macaco viu alguns pescadores jogando suas redes no rio. [...] O macaco desceu e quis imitá-los – os macacos são dados à imitação.

Mas, quando pegou as redes, enrolou-se de tal forma que quase se afogava. Fez então a seguinte reflexão: “Como eu poderia pescar sem nunca ter aprendido?”.


(O Macaco e os Pescadores)

Porco

Porco em corpo humano

Na criação doméstica, o porco é comumente alojado em chiqueiros. Simbolicamente, o termo "porco" é empregado para descrever alguém de caráter moralmente questionável ou de baixa índole.

  • O comportamento porco dele só mostra sua falta de ética e moral.
  • Aquele sujeito é um verdadeiro porco, envolvido em escândalos de corrupção há anos.

Vale ressaltar que algumas associações refletem a visão de mundo da sociedade em que aparecem. Um exemplo é a palavra cegonha. Para os chineses, pode significar longevidade, ao passo que para nós significa maternidade.

É o que apresenta um artigo sobre expressões metafóricas construídas a partir de zoônimos (nomes de animais), publicado pela Universidade Federal de Uberlândia.

Nele, as pesquisadoras Heloisa Fonseca e Waldenice Cano exemplificam, ainda, que “apesar de gato ser: animal mamífero, carnívoro e quadrúpede em toda parte do mundo, as concepções associadas a ele podem mudar da França para o Japão, da Itália para a Espanha, dos Estados Unidos para o Brasil e etc.”.

Confira mais curiosidades:

Louise Oliveira
Louise Oliveira
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora de Língua Portuguesa, autora de materiais didáticos e revisora de textos. Apaixonada pela escrita e pelo ensino de língua materna, produz conteúdos educacionais desde 2009 e carrega o propósito de levar educação de qualidade a todos.

Veja também