Ia ou iria: qual é o correto?

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras existem e estão corretas. São formas verbais do verbo ir:
Ia está no pretérito imperfeito do indicativo.
Iria está no futuro do pretérito do indicativo.

A dúvida no uso de ia ou iria surge quando se estabelece uma relação com uma oração subordinada com um verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo, como:

  • Se ele pedisse...
  • Se ele quisesse...
  • Se ele viesse...

Segundo as regras gramaticais, nessa situação deverá ser usado o futuro do pretérito do indicativo:

  • Se ele pedisse, eu iria...
  • Se ele quisesse, eu iria...
  • Se ele viesse, eu iria...

Contudo, o uso do pretérito imperfeito do indicativo é considerado aceitável em linguagem coloquial:

  • Se ele pedisse, eu ia...
  • Se ele quisesse, eu ia...
  • Se ele viesse, eu ia...

Exemplos com iria

  • Se você me chamasse, eu iria correndo. 
  • Se você pedisse, ele iria primeiro.
  • Se ele quisesse, eu iria com ele.
  • Se ele fosse, eu iria com ele.

Exemplos com ia

  • Se você me chamasse, eu ia correndo. 
  • Se você pedisse, ele ia primeiro.
  • Se ele quisesse, eu ia com ele.
  • Se ele fosse, eu ia com ele.

Iria: futuro do pretérito do indicativo 

Este tempo verbal é usado principalmente para indicar uma ação que se encontra condicionada a outra, sendo consequente a essa.

Verbo ir - Futuro do pretérito do indicativo:
(Eu) iria
(Tu) irias
(Ele) iria
(Nós) iríamos
(Vós) iríeis
(Eles) iriam

Ia: pretérito imperfeito do indicativo 

Este tempo verbal é usado principalmente para indicar uma ação com continuidade e duração no passado. Contudo, pode ser utilizado também em substituição do futuro do pretérito, na indicação de uma ação consequente de outra.

Verbo ir - Pretérito imperfeito do indicativo:
(Eu) ia
(Tu) ias
(Ele) ia
(Nós) íamos
(Vós) íeis
(Eles) iam

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também