digna

Significado de Digna

Dignar: (lat dignari) vpr Condescender em, haver por bem, ser servido, ter a bondade de: S. Exa. não se dignou de ouvir-nos. Com elipse da preposição de: Dignou-se a autoridade ouvir as declarações do indiciado. Usa-se como fórmula de deferência: Digne-se V. Exa. aceitar as nossas homenagens..

2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo do verbo dignar: digna tu.
3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo do verbo dignar: ele digna.

Frases com a palavra digna

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
-- Sócrates
A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio. Não que essa atitude tenha o mínimo cunho de justa e verdadeira; mas é tão invejável que é preciso tê-la.
-- Fernando Pessoa

Exemplos com a palavra digna

O cantor Naldo Benny, 35, acha que sua história de vida é digna de um filme. Folha de São Paulo, 28/08/2014
Os fotógrafos de Nova York volta e meia flagram Taylor com salto, maquiagem e roupa digna de uma festa, apenas para caminhar da academia até sua casa. Folha de São Paulo, 16/08/2014
Os moradores de Ottawa, capital do Canadá, estão tendo que lidar com uma confusão digna de filme de humor. A informação foi divulgada no no programa de TV News Ottawa, do canal CTV. Folha de São Paulo, 28/05/2014
« dignação « dignamente « dignar » dignatário » dignidade »