demonstra

Significado de Demonstra

Demonstra: exemplifica; exemplificas; exemplifique; exiba; exibe; exibes; exponha; expõe; expões; expressa; expressas; expresse; mostra; mostras; mostre; prova; provas; prove; revela; revela; revelas; revele.
Demonstrar: v.t.d. e v.bit. Fazer com que (alguma coisa) se torne evidente por meio de provas; fazer com que se torne conhecido; comprovar: o estudo demonstrou a ineficácia do sistema de saúde público; a pesquisa demonstrou ao presidente que seu mandato foi ilegítimo.
Expor (sentimentos) através da utilização de sinais exteriores; expressar: demonstrava carinho pelos pais; demonstrou ao pai todo o seu amor.
Exibir características, atributos. qualidades etc.: o professor demonstrou a sua inteligência; o cantor demonstrou sua técnica lírica.
Fazer a demonstração daquilo que se pretende explicar ou do que se está explicando; exemplificar: demonstrou o projeto; demonstrou ao cliente o seu projeto.
v.pron. Expressar particularidades da sua própria personalidade; revelar-se: durante o casamento, ela nunca teve a oportunidade para se demonstrar.
(Etm. do latim: demonstrare).

2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo do verbo demonstrar: demonstra tu.
3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo do verbo demonstrar: ele demonstra.

Sinônimos de Demonstra

Sinônimo de demonstra: exemplifica, exemplificas, exemplifique, exiba, exibe, exibes, exponha, expõe, expões, expressa, expressas, expresse, mostra, mostras, mostre, prova, provas, prove, revela, revela, revelas e revele

Frases com a palavra demonstra

A verdade não é, de modo algum, aquilo que se demonstra, mas aquilo que se simplifica.
-- Antoine de Saint-Exupéry
O suicídio demonstra que na vida existem males maiores do que a morte.
-- Francesco Orestano

Exemplos com a palavra demonstra

Os pombinhos estão na cidade flutuante desde sexta-feira (26) e autoridades da cidade irão fechar uma passarela em frente ao famoso Grande Canal na segunda-feira (29), o que demonstra que as celebrações ainda não acabaram. Folha de São Paulo, 28/09/2014
Descobridor de uma religiosidade não cristã, ligada à fecundidade agrícola e às crenças perigosas no além, Ginzburg demonstra em sua obra que a erudição mais escrupulosa muitas vezes tem afinidades estreitas com o fantástico. Folha de São Paulo, 17/09/2014
Na filmagem, Marcelo demonstra que já tem sua opinião formada e não irá mudá-la. Folha de São Paulo, 06/08/2014