Cachimbo ou caximbo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é cachimbo, com ch. A palavra caximbo, com x, está errada. O erro ocorre porque o dígrafo ch e a consoante x apresentam o mesmo som em diversas palavras.

O substantivo masculino cachimbo indica, principalmente, um utensílio usado para fumar. Contudo, pode indicar também uma abertura onde se encaixam peças ou utensílios, como a abertura do castiçal onde se põe a vela, uma bebida preparada com cachaça e mel, a fêmea de uma peça de ferragem, um soldado da polícia, o nome comum dado a várias plantas ornamentais, bem como a alguns animais, como uma espécie de peixe e uma espécie de ave, entre outros.

Exemplos com cachimbo

  • Meu avô costumava fumar cachimbo na varanda da fazenda.
  • Eu não fumo cachimbo da paz.
  • Quanto custa esse limpador de cachimbo?

Embora a palavra cachimbo tenha sua origem no quimbundo kixíma, no português está consagrada a sua escrita com ch.

Cachimbo: verbo cachimbar

Cachimbo é também a forma conjugada do verbo cachimbar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu cachimbo.

Verbo cachimbar - presente do indicativo:
(Eu) cachimbo
(Tu) cachimbas
(Ele) cachimba
(Nós) cachimbamos
(Vós) cachimbais
(Eles) cachimbam

O verbo cachimbar se refere ao ato de fumar cachimbo, de soltar fumaça, de fazer pouco caso de algo e de meditar sobre um assunto, sendo sinônimo de fumar, pitar, fumegar, vaporar, desdenhar, desprezar, meditar e pensar, entre outros. 

Exemplos com o verbo cachimbar

  • Eu cachimbo todos os dias à noite com meu avô.
  • Quando algo inesperado acontece, eu cachimbo sobre isso durante horas.

Cachimbó: espécie de passarinho

Cachimbó, palavra oxítona, com acento agudo na última sílaba, indica o nome dado a uma ave passeriforme, também chamada de bate-bico, tico-tico-do-piri, tico-tico-do-biri e estaladeira.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também