ater

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Ater

verbo pronominal Aplicar-se de modo exclusivo na execução de algo: atém-se ao estudo e não tem vida social.Sujeitar-se ao que está num patamar superior; acatar uma religião, uma crença, uma instituição ou opinião; submeter-se: atinha-se às opiniões alheias em detrimento de si próprio.Salvaguardar alguma coisa; fiar-se: ater-se aos bons costumes.Achegar-se, avizinhar-se, encostar-se: ateve-se ao muro por proteção.verbo transitivo direto Evitar o prosseguimento de alguma coisa; reter: nem o medo o ateve.Etimologia (origem da palavra ater). Do latim attinere.

Sinônimos de Ater

Ater é sinônimo de: limitar, restringir, atar, cingir, circunscrever, confinar

Definição de Ater

Classe gramatical: verbo pronominal e verbo transitivo direto
Tipo do verbo ater: irregular
Separação silábica: a-ter

Frase com o verbo ater

Fonte: Pensador
Os homens, com o auxílio das convenções, têm resolvido tudo com facilidade e pelo lado mais fácil da facilidade; mas é claro que precisamos ater-nos ao difícil.
- Rainer Rilke

Exemplos com o verbete ater

A produção de biocombustíveis, como o etanol, deve se ater a objetivos que possam se alcançados de forma durável, recomendou nesta sexta-feira (16), em Nairóbi, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Folha de S.Paulo, 16/10/2009
"Há criticas, mas essa é a lei e temos de nos ater a ela. Folha de S.Paulo, 08/10/2009
Mas, se o objetivo é se ater a tarefas básicas, como navegar na internet, ler e-mails e escrever textos, os computadores mais baratos podem dar conta do recado. Folha de S.Paulo, 26/09/2009
ater

Outras informações sobre o verbete

Possui 4 letras
Possui as vogais: a e
Possui as consoantes: r t
O verbo escrito ao contrário: reta

Conjugação do verbo ater

Tipo do Verbo: irregular
Infinitivo: ater
Gerúndio: atendo
Particípio Passado: atido

Indicativo

Subjuntivo

Imperativo

Infinitivo

Anagramas de ater

  • ETAR
  • Taré
  • arte
  • tear
  • terá
  • reta
Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.